quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Visão em Teia - A Lei e o Karma no Xamanismo


O Xamanismo em geral é regido pelo que chamamos de Leis Naturais, que são as leis da própria natureza, um exemplo clássico seria "o que você planta é o que você colhe", basicamente estas leis são compreendidas por pura observância do meio natural e aplica-se a nossa vida por associação compreendendo que somos parte do meio. Mas se existe uma lei, uma regra que rege todo o processo ritualístico, magístico, espiritual e de crenças do Xamanismo esta é a Visão em Teia.

A Visão em Teia pode ser caracterizada em termos mais científicos e acadêmicos como a própria Ecologia ou a Consciência Ecológica, é uma crença comum entre a maioria das tradições nativas e também neo-xamânicas.
Esta visão consiste na ideia de que toda a forma de vida, toda a existência, seja ela material ou espiritual coexiste numa "teia" de interdependência e interligação, onde cada indivíduo, seja ele um animal, um humano ou até mesmo uma célula, possui sua função dentro desta teia que funciona como uma engrenagem que mantém toda a vida existindo em harmonia. 
O grande propósito da prática do Xamanismo, o próprio autoconhecimento, seria então encontrar o seu lugar dentro desta teia, encontrar o seu lugar na existência, que se define pelo seu dom, sua missão, o que nas tradições hindus se chama de Dharma.
Esse dom ou missão é algo que você faz que colabora com a existência de todos os outros seres viventes de alguma forma, eu costumo dizer que nossos dons não são nossos, mas são da comunidade, do Universo, são qualidades especiais e únicas a serem ofertadas aos nossos irmãos, então no modo de pensar xamânico não há egoísmo, pois tudo o que temos é para o todo, e por consequência o é também para nós mesmos.


Compreendendo a teia fica fácil compreender a lógica da ação e reação, lei que rege a tudo no Universo e encontramos de variadas formas de crenças no meio espiritualista, como a Lei Tríplice difundida pela Wicca e outras formas de neo-paganismo, onde acredita-se que tudo aquilo que fizermos de bom ou de mal retornará para nós três vezes mais; ou como o Karma para o Hinduísmo que tem uma aplicação e um conceito muito mais complexos do que o propagado com o mesmo nome pelo Espiritismo Kardecista e demais vertentes de esoterismo, inclusive variando a sua interpretação até mesmo entre as vertentes do hinduísmo, mas basicamente a palavra Karma significa "ação", não vou abordar profundamente porque hoje não é este conceito que nos interessa aqui.
Então voltando à Visão em Teia do Xamanismo, imagine uma teia bem grande que pode ser tocada por você em cada uma de suas linhas, perceba que se você tocar em uma única linha, como quem toca na corda de um violão, por exemplo, esse toque irá reverberar por toda a teia, pois todas as linhas se entrecruzam ao longo da teia toda, essa seria então a visão do "karma" ou "lei do retorno" para o Xamanismo.
Tudo o que fizer a si mesmo ou ao meio, mesmo nas suas mais ínfimas partes reverberá pelo todo, se compreender esse conceito perceberá que o retorno pode ser muito maior do que o tríplice, porque toda ação vibra em toda a existência, em todas as dimensões e por toda forma de vida.

Existe uma crença antiga que diz para nunca se retirar um objeto da natureza sem um propósito, à toa, pois até mesmo uma pedra que é tirada de um lago pode gerar um pequeno impacto para uma pequena comunidade de microorganismos que vive ali nas proximidades, e indo além, às vezes um movimento pequeno como jogar uma pedra no oceano produz ondas que irão se propagar para além do que poderíamos ver ou medir a sua proporção.

Esta é a visão mais "científica" da coisa, mas se acreditar em elementais e outras formas de existência que habitam a natureza, perceberá que o impacto causado é sempre maior do que o que se imagina, só uma única árvore pode abrigar centenas de vidas, materiais e também elementais. Longe de uma verdade absoluta este é um conceito para ser vivido e sentido e não apenas assimilado pela mente racional, através da comunhão com as Plantas de Poder e outras formas de práticas Xamânicas podemos encontrar o nosso lugar na teia e compreender melhor as leis que nos regem, que são muito mais simples que as leis humanas.

A Visão em Teia é simbolizada dentro do Xamanismo por todas as formas de tecituras, pelas mandalas, pelos "filtros-dos-sonhos" e pela medicina da Aranha como Animal de Poder.


*É importante lembrar que já existe uma teoria científica chamada de "Teoria de Gaia" que pressupõe que a o planeta Terra seja um organismo vivo e que nós sejamos seres interdependentes da mesma.

*Uma curiosidade é que no Equador em 2008 foi reconhecida pela Constituição do país a Pachamama (Mãe Terra) como sujeito de direitos pela primeira vez na história.


2 comentários: