terça-feira, 3 de julho de 2018

Espiritualidade Estereotipada e Doutrinatória: Liberte-se!


Por muito tempo acreditei que o propósito da vida era se libertar de tudo isso, por muito tempo acreditei que eu era alguém importante, especial e que eu precisava "salvar o mundo", por quê não eu? Me inspirei em mestres e dediquei anos a aprender sobre espiritualidade, viver espiritualidade, abandonar hábitos e coisas consideradas "mundanas" e assim fui entrando em uma "caixa" onde ficavam os estereótipos sobre espiritualidade, sem perceber que aquilo TAMBÉM era uma caixa e que aquilo TAMBÉM me limitava.

Cultivei o sonho de abrir um centro espiritual e muitas vezes cheguei perto, mas nunca concluí a "missão", nesse meio tempo eu tive problemas financeiros, problemas familiares, poucos amigos e também depressão, ansiedade e até pânico. Por que será que aconteceu isso comigo? Logo eu, tão "espiritualizada"? Porque quanto mais eu me aproximava desse conceito social do que é ser uma pessoa espiritualizada, mais de mim eu me distanciava, daquela coisa que nos torna especiais que é a originalidade, o que temos de único, nossa "digital", aquele algo que te torna indivíduo.

Deixei de ouvir as músicas que eu gostava, de ir em lugares que eu gostava, de usar as roupas que eu gostava, deixei toda a cultura que eu possuía se reduzir a uma "cultura espiritualizada".

Me fragmentei.

Eu não sei ao certo quando foi que eu acordei, mas agora eu consigo ver com clareza, a minha primeira missão é comigo, é algo como relembrar da infância, antes dos filtros sociais serem "introjetados" em nossas mentes, se há algo a se libertar é dessa ditadura que te diz como você deve ser, não importa de onde ela venha ou o quão boa ela pareça, toda doutrinação te retalha em pedaços, mas a gente não vê...

Ayahuasca deveria ser algo para nos libertar, assim como outras Plantas de Poder, mas colocamos nela nossas músicas que dizem o que fazer e como devemos ser, colocamos nela rituais rígidos que limitam a sua atuação, e pior, a utilizamos como meio de introjetar mais fundo no seu inconsciente o que nós humanos acreditamos ser o melhor para você, ignorando toda a sua individualidade. É claro que de alguma forma isto salvou algumas pessoas de alguma desgraça maior como quando sedamos alguém em estado de loucura para que ela não se machuque, aí a tratamos como criança, mas uma hora ela precisa acordar, lidar com suas próprias sombras, uma horas a criança precisa crescer, tomar as rédeas da própria vida...

Eu sigo fazendo um caminho de volta, de retorno a mim mesma, mais do que espiritual, um caminho de autoconhecimento. Não pense que estará se conhecendo enquanto ouve como você deve ser e tenta se enquadrar naquilo. Aquilo que "devemos" ser, que é quem somos, em essência, não precisa de  esforço, é só ser.

Não existe cura sem liberdade.

Nasci na Terra, com todas as suas belezas, nasci humana com minhas potencialidades e talentos, isso é temporário, então em vez de tentar sair daqui não seria mais sábio aproveitar até o último minuto?

A Terra não é uma prisão, a única prisão que existe é mental, tudo é Sagrado, tudo é Divino. Você não precisa sair de onde está para se tornar espiritualizado, você só precisa espiritualizar tudo o que você já é, perceber a beleza do seu corpo, da sua natureza, dos seus talentos, da sua voz e de tudo o que você cria, de tudo o que faz.

Estar presente, conectado, inteiro e feliz, isso é espiritualidade, todo o restante é dispensável.

Seja você mesmo, é isso o que mais importa, é só isso o que a Deusa (ou Deus, ou Universo, ou como queira chamar) quer de nós.

A natureza selvagem só é perfeita porque ela não se pergunta o que deve fazer, ela apenas vive.

Apenas viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário