terça-feira, 4 de outubro de 2016

Espiritualidade dos Animais: Animal Familiar

Animal familiar é aquele que acompanha a família em seu caminho de evolução, reencarnando no âmbito da mesma família para evoluir em conjunto.

Primeiramente, gostaria de dizer que todo animal que cruza o nosso caminho possui algo a nos ensinar, é importante estar atento a tudo o que nos rodeia para observar os sinais da Natureza Divina. Nenhum animal por pequeno que seja deve ser ignorado, nunca duvide da grandeza de um animal pelo seu pequeno porte.


Bem, o que se especula por aí é que o animal familiar é um espírito humano encarnado no corpo de um animal (geralmente doméstico), que escolheu estar ali para auxiliar uma pessoa que irá trabalhar com magia, não vou invalidar o estudo alheio, mas aponto algumas falhas que encontrei nesta linha de pensamento antes de expor o que venho compartilhar:

A primeira questão é que hoje em dia (em tempos pós-inquisitórios) não é tão necessário que as coisas se mantenham tão escondidas, pode ser que num passado remoto quando corríamos risco de ir para a fogueira algo assim pudesse acontecer (?) para preservar as identidades das pessoas, sua segurança, etc. Hoje, pensando bem, seria necessário? Não seria mais fácil este ser encarnar como um amigo, um pai, um mestre que surgirá no caminho do seu tutelado? Pense.

A segunda falha principal é que espírito humano é espírito humano, espírito de cachorro é espírito de cachorro, na verdade, pouco sabemos sobre como funciona a espiritualidade dos animais (a níveis teóricos), fato é que sabemos que os espíritos de animais, especialmente os selvagens, os muito pequenos (como os insetos) e os que vivem em grupo não possuem tanta individualidade como possuímos enquanto humanos, é perceptível nas suas comunicações a longas distâncias seguindo um "macho alfa" por exemplo, estão conectados, já observaram que os pássaros, peixes, etc migram juntos sem "conversarem" um com o outro e combinarem para onde vão? Além disto, é majoritário o consenso entre os estudiosos das ciências espirituais de que existe uma linha evolutiva das espécies terrestres, ou seja, segundo esses estudos, para eu reencarnar como um animal, eu teria que regredir na minha evolução (que supõe-se iniciou como um átomo primordial, que veio a tornar-se célula, bactéria, peixe, réptil e assim por diante até chegar no espírito humano), nem todas as linhas admitem este pensamento da regressão evolutiva, mas as que admitem explicam que você precisa cometer faltas graves para passar por isto, por exemplo: matar animais (segundo a cultura indiana Vaisnava). Bem, expondo tudo isto, imagine a complexidade de um ser que é um espírito humano tendo que se metamorfosear em um espírito de animal (com seu corpo energético, inclusive, etc) para reencarnar no "gatinho preto", parece que algumas leis universais seriam "burladas" para que isto pudesse acontecer, mas eu realmente não duvido de nada.


O que vou compartilhar a seguir  é um ensinamento essencialmente xamânico e me transmite veracidade:

Animal familiar é aquele que acompanha a família em seu caminho de evolução, reencarnando no âmbito da mesma família para evoluir em conjunto.

Quando respeitamos e honramos a morte de um animal como um membro da família, aceitamos este animal como o animal familiar que irá evoluir conosco.

Quando você honra a morte do seu animal e faz o rito de passagem dele como um membro da família é como dizer para o Universo que aceita o "Totó" como animal familiar. É importante, inclusive, manter algum elemento dele (dente, pêlos, unhas, etc) em uma bolsinha de talismãs, um(a) boneco(a) ancestral, ou de qualquer outra forma honrosa de preservar o seu DNA como algo sagrado.

Os animais domésticos podem reencarnar na mesma família por ligações kármicas, isto não o torna ainda assim um animal familiar, o animal familiar integra o Dharma da família, ou seja, a missão, evolui junto.

Então entendemos que como uma criança que fora adotada, apesar de não ter o laço sanguíneo, possui ligação espiritual com a família, assim são os animais, por isto é preciso responsabilidade ao adotar um animal, porque eles são membros da família e sua missão é nos ensinar por sua pureza e simplicidade, e assim como na família humana temos ligações kármicas a acertar, temos também com os animais, e também temos as ligações dhármicas. O Dharma principal de todo ser vivente é evoluir e podemos partilhar desta consciência também com nossos animais domésticos, oferecendo a eles uma vida espiritualizada.

Como identificar se o meu animal é um animal familiar?

Se você não teve nenhum animal nesta vida para ter feito o rito de passagem adequado dele (respeitando seu tempo de morte, inclusive), pode ser que você tenha tido em uma vida passada, se você foi de alguma tradição xamânica ou mística, talvez você tenha feito o rito de passagem do animal, então se você tiver um animal doméstico observe se ele se diferencia dos demais animais, se possui mais sensibilidade espiritual, mais características humanas (porque está evoluindo) e se ele possui mais afeição por você ou outro membro da família, se sim, pode ser que ele seja um animal familiar, mas se ele não for e você quiser garantir que ele seja, por ter afinidade e pela sua personalidade, faça um rito de passagem adequado quando chegar o momento de sua passagem e guarde um elemento do DNA dele de forma consagrada. Ele voltará para a família.

Agora se você teve um animal e não fez o rito adequado quando ele fez a passagem, pode ser que ele volte por ligação kármica, mas pode ser que não, e ainda pode ser que ele seja um animal familiar mesmo assim por um rito que pode ter sido feito em uma vida passada.

Como encontrar um animal familiar?

Provavelmente já tivemos animais familiares em outras vidas, reencontrar com eles depende mais de mérito espiritual do que qualquer outra coisa, mas podemos agregar novos familiares também. Você pode orar pelo seu animal familiar, para que ele venha até você, provavelmente se ele aparecer vai ser um animal perdido, abandonado, ou alguém que te presenteia ou te oferece, mas isto não é regra. Se você quiser adotar um animal esperando encontrar nele um animal familiar, e se for até uma "loja" e comprar um animal lindo e caríssimo com desejos materialistas e superficiais, esqueça, dificilmente será o seu animal familiar, até porque uma pessoa que ainda financia o comércio de animais não deve ter mérito espiritual para encontrar o seu familiar, só por muita misericórdia. Mas você ainda pode adotar um animal, o ideal é que seja um resgatado e que precise de um dono, porque comprando um animal de raça você dá força para estas "fábricas" de animais que brincam de Deus, vá com humildade e aceite o que vier, não espere que ele seja a reencarnação do "cavalo branco, lindo e especial" (embora ele possa ser), faça suas orações e aceite um animal que esteja dentro das possibilidades da sua família, daí em diante é só cuidar dele como um familiar e oferecer vida espiritual a ele, deixando que ele participe dos seus ritos e práticas, e no fim da vida, não esquecer de fazer um rito de passagem adequado.

Por que alguns animais familiares não retornam?

Existem duas possibilidades, uma delas é que o animal já evoluiu para uma condição de espírito humano, isto implica que ele pode retornar para o seio familiar na forma de um parente biológico. Ou, a segunda hipótese é que ele tenha "encantado", utilizei este termo porque não sabia outro o qual usar, mas pelas minhas vivências com animais entendi que alguns deles já são espíritos muito evoluídos e que não precisam ter a experiência humana e por isto seguem por outras formas de evolução, atuando como Animais de Poder em dimensões "fantásticas" e encantadas, e claro, continuam a nos auxiliar desta forma, assumindo por vezes formas de animais que desconhecemos nesta dimensão, como Unicórnios, por exemplo, ou outras formas nunca antes pensadas.


Teve alguma dúvida? Em breve haverão mais textos explicando mais profundamente muitos dos conceitos aqui expressados, aguarde, comente sua dúvida (pois pode ser a de outros leitores), ou me envie um e-mail: vandanashakti@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário