terça-feira, 18 de outubro de 2016

Espiritualidade dos Animais: Animais de Poder

Nas tradições Xamânicas Norte-Americanas o Lobo é um dos principais Animais de Poder, relacionado à direção Sul e ao arquétipo da criança interior, assim como o Coiote. 


Os Animais de Poder, também chamados de Animais Aliados são seres espirituais que nos acompanham durante a nossa vida. Como podem saber, em diversas mitologias, senão todas, também existem animais místicos com poderes geralmente extraordinários que acompanhavam os Deuses.

Os animais sempre tiveram um papel muito importante no Xamanismo, pois uma vez que a Natureza foi a nossa primeira concepção de Divindade, à sua fauna por vezes também foram atribuídas características de sacralidade. Quando o homem passou a observar o comportamento animal foi aos poucos percebendo características específicas que ele próprio poderia não possuir, como agilidade, coragem, destreza, e até mesmo fidelidade, astúcia e docilidade. Com esta observação passaram a comungar com partes de determinados animais na intenção de obter suas qualidades (assim como o canibalismo, que foi uma forma de crença na qual alimentando-se do corpo do oponente ganharia-se assim suas qualidades de bom guerreiro), então passaram a não somente alimentar-se da carne animal (aqueles que possuíam a carne em sua dieta) mas também a guardar ritualisticamente peles de animais, garras, dentes, chifres, entre outros.

As primeiras tradições espirituais-religiosas existentes no mundo acredita-se tenham sido em sua maioria animistas, ou seja, acreditavam que todos os seres possuíam uma alma que as animava e desta forma acreditavam comungar com estas almas de seres já falecidos através da representação (encenação) de seu comportamento, vestindo suas peles, chifres, etc, e atuando a fim de trazer suas qualidades para si próprios. Foi daí que surgiu também o culto aos ancestrais, preservando-se seus elementos vitais (cabelos, unhas, dentes, etc), mas também posteriormente suas vestes e acessórios pessoais, guardando na memória seus trejeitos e habilidades pessoais, dando origem então ao costume de incorporação de entidades espirituais guias, que nada mais são do que os ancestrais da humanidade.

Então foi mais ou menos assim que iniciou-se a crença no Animal de Poder, de geração a geração foi-se transmitindo as histórias e suas heranças materiais (os elementos dos animais pertencentes aos anciões de uma família, tribo ou agrupamento), o que fez com que alguns animais fossem considerados seus Animais Totens Familiares (Animal de Poder da Família). As famílias dos índios nativos norte-americanos, por exemplo, esculpiam seus totens em pedra, geralmente. O totem enquanto objeto é o símbolo cultuado por uma família ou tribo, sua etimologia tem origem na palava "dodaim" (aldeia ou agrupamento familiar), ele acaba representando de alguma maneira a história ancestral da família e é uma forma de culto aos Animais de Poder, que também são chamados de Animais Totens (porque de alguma forma ainda acredita-se serem herança de família).

Na atualidade, após o surgimento da Psicologia Junguiana acaba-se por atribuir aos Animais de Poder o conceito de arquétipo do inconsciente coletivo, assim como é atribuído aos Deuses e Deusas das mitologias antigas, o que não deixa de ser uma forma válida e real de se trabalhar com essas energias, auxiliando processos terapêuticos, entretanto em cultos neo-xamânicos e magísticos mais tradicionais ainda se atribui ao Animal de Poder um caráter sacralizado, não equiparado ao das Divindades, mas o de espírito/alma-guia, além disso existe a ideia de Animal Interior que geralmente nas literaturas está contida como também um Animal de Poder, a esta ideia fica mais adequado o conceito de arquétipo de Jung, do que a do Animal de Poder que se entende ser uma entidade externa ao magista.

Segundo a maioria das tradições todos temos um Animal Interior que é aquele ao qual mais nos identificamos a nível de personalidade, pelo menos quatro Animais de Poder relacionados aos quatro elementos e/ou quatro direções, outras ainda afirmam a existência de um animal da direção considerada "acima" e da "abaixo" (geralmente os de cima são aves, em alguma tradições diz-se que todos possuem a Águia acima) e os da "direita" e da "esquerda", e ainda há a ideia de um Totem considerado Familiar ou que represente a família toda em sua origem ancestral (ainda podemos encontrar animais nas imagens dos brasões de família dos sobrenomes mais tradicionais). Na maioria das tradições Xamânicas dá-se às quatro direções Animais de Poder guardiões gerais (que não são aliados de uma pessoa específica), os animais variam conforme as tradições por causa da fauna dominante de cada região.

Sendo assim, entendemos que o Animal de Poder é um espírito desencarnado de um animal que passou por uma evolução espiritual ao qual ele se eleva a um nível superior do que o de mero espírito desencarnado, ou seja, sai do ciclo de reencarnações, da roda do Samsara e parte para um reino "encantado" do qual pouco se tem conhecimento ou registro por ter sido transmitido via oral pelos nativos das mais diversas regiões do mundo, mas que pode-se ter acesso por meio do desenvolvimento espiritual, especialmente quando da comunhão com Plantas de Poder, há inclusive a crença de que estas plantas possuem reinos ou dimensões próprios, nos quais seres tais como Animais de Poder relacionados a própria planta enquanto Ser Divino habitam, isto é evidenciado especialmente nas narrativas de Carlos Castañeda.

O Animal de Poder pode se manifestar na vida de uma pessoa através de sonhos, visões (mirações), "incorporação" ou atuação (estes últimos geralmente ocorrem em contextos rituais), a própria presença de determinada espécie animal de forma espontânea e recorrente, ou de seus elementos (penas, ossos, pele, garras, dentes, etc). Por serem de origem ancestral e também pelo fato de existirem para além da tridimensionalidade podem ter características consideradas fantásticas, por exemplo: dragões, fênix, unicórnios, cavalos alados (com asas), entre outros.

Para um contato induzido (não espontâneo) com Animais de Poder, pode-se recorrer à meditações, rituais e jornadas xamânicas com ou sem Plantas de Poder, através de estados alterados de consciência. Também existem oráculos com esta finalidade, eu mesma trabalho com o baralho de animais "Cartas Xamânicas" editado pela Rocco e criado por Jamie Sams e David Carson, e posso dizer que são especialmente exímias ferramentas de cura e autoconhecimento, caso haja algum interesse em agendar um atendimento, entre em contato na minha página do facebook.



Teve alguma dúvida? Em breve haverão mais textos explicando mais profundamente muitos dos conceitos aqui expressados, aguarde, comente sua dúvida (pois pode ser a de outros leitores), ou me envie um e-mail: vandanashakti@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário