quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Livro: Círculos Sagrados Para Mulheres Contemporâneas

Imagem: Acervo pessoal.

Autora: Mirella Faur
Editora: Pensamento
Ano: 2011
Nº de páginas: 542

Sinopse: "Mirella Faur compartilha suas experiências e conhecimentos sobre a formação, condução e manutenção de um círculo cerimonial. Esta obra, escrita de forma didática e repleta de orientações práticas e modelos de rituais, celebrações e meditações, fornece um precioso material informativo para qualquer pessoa interessada em iniciar, ampliar ou aprofundar as vivências relacionadas à sabedoria milenar feminina em sua vida e em benefício do planeta."


RESUMO PESSOAL

Este livro chegou a mim como indicação de estudo em uma Oficina de Círculos de Mulheres há quase 3 anos, mas só fui comprá-lo algum tempo depois, pois é um livro relativamente caro.

Passei exatamente 2 anos lendo-o (do início ao fim), considerei esse processo todo uma imersão em estudos sobre o Sagrado Feminino e os Círculos de Mulheres, curiosamente eu terminei de lê-lo exatamente um dia após o dia em que fez dois anos que ele chegou em minhas mãos pelo correio. E muitas vezes eu o abandonei de lado por dias, semanas, até mesmo meses, e SEMPRE "coincidentemente" a parte em que eu chegava no livro era geralmente um ensinamento muito adequado para o momento em que eu estava vivendo, então foi uma bela jornada, começada no mês da minha revolução solar e terminada no mesmo momento. Essas "iniciações" da vida que sempre nos surpreendem...

Sobre o conteúdo, devo dizer que é um livro muito completo, e eu recomendo-o MUITO para mulheres iniciantes em magia, mas principalmente para aquelas que desejam aprenderem para tornarem-se facilitadoras/guardiãs de Círculos do Sagrado Feminino. Todo ele é bem fundamentado historicamente e com referências de mitologias e cultos diversos, uma das coisas que mais gosto nele é o fato de não "puxar a sardinha" para nenhum lado e trazer ensinamentos com qualidade de várias vertentes que cultuam a Deusa, inclusive a Xamânica.

Mas é justamente nesta parte que tenho uma crítica construtiva a fazer: Toda a parte que disserta sobre o Xamanismo é sobre o Xamanismo da tradição Norte-Americana, isso precisaria estar melhor esclarecido, pelo fato de que pessoas leigas podem ler e ter aquilo como o Xamanismo como um todo, sendo que existem tradições Xamânicas pelo mundo todo, até mesmo as correspondências de elementos com as direções (Norte, Sul, Leste, Oeste) levam em consideração apenas a tradição Norte-Americana, sendo que ela varia de região para região também. O mesmo ocorre com o livro O Legado da Deusa, de mesma autoria.

Não gosto de "endeusar" ninguém, então preciso colocar os pontos que observei, a autora também se coloca a favor dos rituais com taxas de participação, o que seria ok numa sociedade ideal, mas não em uma desigual, como a que vivemos, no entanto ainda acredito que nos Círculos fechados que funcionam como covens naturalmente os custos acabam se dividindo entre as participantes pois todas acabam sendo as "guardiãs" do Círculo.


Fora isso, é um livro que gostei muito, considero-o um livro para consultas, então por mais que não tenha ele free em formato pdf, é um livro que vale a pena o custo-benefício, porque se você quiser levar as práticas a diante, poderá utilizá-lo como base por toda a vida, por favor, COMO BASE, se inspire e crie seus próprios ritos também. :)

Ao longo do livro a autora também traz relatos de sua própria história na jornada espiritual, o que é muito bacana de acompanhar, pois ela relata dificuldades (e também superações) que muitas de nós passamos e ainda podemos passar e esta identificação é muito curadora e empoderadora no Sagrado Feminino.

Um alerta que gostaria de deixar para finalizar é que algumas coisas que você vai ler fazem parte do conjunto de crenças da autora, isto não significa que sirva para você, ou que seja a verdade absoluta, até porque não tratamos aqui de uma religião dogmática, mas de um culto livre, então façam seus filtros, e aproveitem que o material tem muuuito a agregar.

Boa leitura para quem for ler! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário