sábado, 19 de novembro de 2016

Esbás e sua importância no Xamanismo










O que são Esbás?

Esbás (Esbats ou Esbbaths) são as celebrações das passagens da Lua, assim como há os Sabás (Sabats ou Sabbaths) que são as celebrações do Sol, respectivamente, Feminino e Masculino, a grafia é de origem céltica, porém as passagens são ritualizadas por nativos do mundo inteiro.


Porque celebrar Esbás?

Assim como nós, tudo na natureza é cíclico, e podemos aprender muito com Ela a partir de sua observação, tudo o que nos faça olhar para dentro de nós mesmos e nos alinhar com os ciclos naturais internos e externos pode ser considerado Xamânico, então o Esbá é uma prática Xamânica, especialmente porque a Lua também é essencial para a prática de agricultura, como foi explicado no texto sobre a Avó Lua. Mais do que isto, a Lua nos ajuda a compreendermos melhor nossas emoções e ciclos internos.


Como celebrar Esbás?

Primeiramente é preciso entender que a celebração não é exatamente uma celebração do ponto de vista de “festividade”, mas de ritualização da passagem e de conexão com sua natureza cíclica.
Geralmente celebra-se as 4 principais passagens: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Alguns celebram também a Lua Balsâmica, ou Lua Negra (três últimos dias da minguante, ou o último), e há ainda outras subdivisões das fases da Lua como já mencionei antes aqui em outros textos, que a dividem em 8 fases. Cada momento pode ser associado a um momento de nossa vida, como nascimento, desenvolvimento, fertilidade, maternidade, rompimentos, morte, e assim por diante... Assim como toda a natureza acompanha esse ciclo na vegetação e na fauna, nós também vivemos (a maioria inconscientemente) os mesmos ciclos a cada 28 dias aproximadamente, o que corresponde a uma lunação completa, especialmente as mulheres que têm seus ciclos reprodutivos ao longo de 28 dias também, assim como a Lua, mas sobre os ciclos femininos falarei com mais profundidade mais adiante em um artigo específico.

Já perceberam que há fases onde nos sentimos mais introspectivos, sem vontade de sair, ou de agir? Ou fases onde nos sentimos com todo o potencial de realização? Ou quando nos sentimos sociais? Tudo isto segue o mesmo ciclo da Lua, conhecendo e nos alinhando a estes ciclos podemos aproveitar melhor o nosso próprio Poder e também as influências cósmicas, por exemplo, quando a lua termina de minguar (Lua Negra), tudo na Terra, energeticamente dá uma pausa, e assim nós precisamos também desta pausa para reflexão, para olhar para nós mesmos, nossa vida, então não adianta muito lutar contra a natureza e tentar realizar coisas nesta fase. O que mais vemos hoje em dia são pessoas que se queixam de que tudo dá errado, passeios que são cancelados, projetos que não vingam, relacionamentos problemáticos, claro que não podemos culpar a Senhora Lua de tudo que nos acontece de ruim, mas muitos problemas seriam sanados se simplesmente aprendêssemos como fluir com a Natureza, assim como os animais e vegetais.

Então o objetivo de ritualizar esta passagem é justamente tentar aprender sobre ela olhando para a Natureza e olhando para si mesmo, nem sempre é preciso fazer efetivamente um ritual (embora este nos ajude muito, especialmente no início do caminho), podemos apenas tentar meditar na entrada de cada fase sobre o que ela representa, e o que ela tem para nos ensinar, isto é abrir uma porta e dar espaço para que Ela venha nos ensinar, e assim, vamos seguindo, tentando alinhar a nossa vida aos ciclos, dando a cada fase seu devido momento, iniciando coisas ou renovando na Lua Nova, trabalhando e desenvolvendo na Lua Crescente, namorando na Lua Cheia, limpando e banindo na Lua Minguante, e nos resguardando, fazendo nosso “balanço” interior na Lua Negra. Tudo isto pode ser ritualizado com velas, ervas correspondentes, incensos, Divindades Arquetípicas (para quem cultua), meditações, afirmações, danças e muito mais.


Arquétipos Xamânicos para as Fases da Lua

De forma simplificada existem Arquétipos de Divindades da Natureza que podem ser invocadas para cada fase da Lua, segue abaixo uma referência bem básica sob um ponto de vista de 3 fases (tríplice):

Lua Nova: Mãe Aranha, a Tecelã, aquela que tece nossos destinos;
Lua Cheia: Mães das Águas, o útero primordial;
Lua Minguante: A Avó (Abuela), ou A Anciã.

Para quem está começando agora os estudos esta é uma boa referência para iniciar de forma simples e ir aumentando sua complexidade conforme o seu sentir e desenvolver.


Porque é tão importante o Esbá para o Xamanismo?

Primeiramente, porque o Xamanismo nos convida a sair do modo de vida robótico e olhar para si mesmo, para suas necessidades, para as necessidades da Natureza que nos entorna, e a prática de observar as fases da Lua é um bom início para após algum tempo partir-se para observações maiores, como as estações do ano, os solstícios e equinócios. O que a Lua faz em 28 dias é uma forma menor do que ocorre em grande escala ao longo de um ano na natureza.


Seguem sugestões de ritos simples Xamânicos para as 3 principais fases da Lua:

Lua Nova - Tecer ou criar algo manualmente, mentalizando sobre seus projetos e desejos que serão manifestados;

Lua Cheia - Meditar e “sonhar”, comunhão com Plantas de Poder para obter-se revelações, fase psíquica;

Lua Minguante - Acender a chanupa (Cachimbo Sagrado), fazer limpezas e reverenciar os ancestrais e guias espirituais.


Há ainda certa influência tanto no feitio de Plantas de Poder, como na comunhão com as mesmas, sendo a Lua Negra ideal para autoconhecimento e cura (muita limpeza), Lua Nova para transformações e novos aprendizados, Lua Crescente para sabedoria e ensinamentos, Lua Cheia para poder psíquico e revelações (muita miração), e por fim Lua Minguante para banimentos e limpezas energéticas (muita limpeza).

Claro que isto não é determinante já que existem outras influências além da Lua, como os planetas que estão transitando no dia, os planetas que regem os dias da semana, e até mesmo a estação do ano, as datas celebrativas, as intenções dos dirigentes espirituais, as egrégoras chamadas e a necessidade de cada indivíduo, entretanto este pode ser um bom guia para alinhar-se e utilizar-se da conexão com a Lua para favorecer as intenções.


Teve alguma dúvida? Em breve haverão mais textos explicando mais profundamente muitos dos conceitos aqui expressados, aguarde, comente sua dúvida (pois pode ser a de outros leitores), ou me envie um e-mail: vandanashakti@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário