quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Dicas de Livros: O Oráculo da Deusa

Este livro também chegou às minhas mãos na pré-adolescência, de maneira inusitada, desta vez, uma tia minha muito curiosa que estava sempre buscando conhecer religiões e cultos diferentes, e sempre "com um pezinho" no misticismo sabia que eu gostava da coisa e me ofereceu o livro por um valor bem acessível à época, ela havia comprado de alguma amiga e não tinha se afinizado, pelo jeito, isto deve fazer mais de 10 anos com certeza.

Foto: Acervo pessoal. Tentei tirar uma foto que mostrasse tanto a capa do livro como a arte das lâminas na frente e também atrás.

Autora: Amy Sophia Marashinsky
Editora: Pensamento
Ano: 1997
Nº de Páginas: 195

*Incluso deck de 52 cartas.

Sinopse: "Este livro ímpar celebra as muitas faces com as quais a Deusa foi adorada em culturas de todo o mundo desde o início dos tempos.
Por meio de uma combinação dinâmica de poesia, mitologia e ritual, o oráculo não só responde à suas perguntas; ele também oferece conhecimentos intuitivos e orientação para você lidar com os desafios da vida, além de técnicas para atingir a totalidade em todos os aspectos do seu dia-a- dia."

Li esse livro inteiro na época e quase não entendi nada, na verdade acho que o momento não me proporcionou o sentir adequado para sua recepção em minha alma, mas anos depois o re-li, entretanto não utilizava o oráculo ainda.

Passei a utilizar o deck que acompanha o livro quando comecei a ler outros tipos de cartas mais tradicionais, em especial o Baralho Cigano (conhecido como Lenormand), mas meu contato se intensificou com ele apenas quando comecei a celebrar os Esbás (ou Esbbaths), que são as celebrações da Lua, é difícil falar do livro sem falar do oráculo já que o livro se chama Oráculo... rs.

Bem, sobre o conteúdo do livro, ele é bom em generalidade, em quantidade, mas médio-regular em aprofundamento dos conteúdos, traz uma boa quantidade de Deusas de panteões dos mais diversos, inclusive uns bem pouco abordados ou populares, porém o espaço para a mitologia é bem curto, inclusive para o estudo dos arquétipos também, o que não permite uma compreensão da totalidade dos atributos da maioria das Deusas. Todas estão relacionadas a uma palavra “qualitativa” no deck, por exemplo: Shakti - Poder, Sedna - Vítima, etc. É importante saber que as Deusas não se limitam somente a estes atributos, muitas vezes acontece de ser um atributo até pequeno dentro do arquétipo de determinada Deusa o que é utilizado como referência na lâmina, acredito que a autora o fez assim porque era uma maneira de sistematizar, não sei se seria possível fazê-lo de outra forma, mas se fosse provavelmente o livro ficaria complexo demais para iniciantes, por exemplo.

As sugestões de rituais são simples e boas, para pessoas que já cultuam determinadas divindades é possível utilizá-los de base para ritos mais complexos. Por outro lado o livro serve muito bem como ferramenta terapêutica no campo da Psicologia, especialmente no que concerne a abordagem arquetípica para mulheres.

As lâminas do deck são verdadeiras obras de arte assinadas por Hrana Janto, e nos ajudam a compreender melhor as divindades tendo acesso às suas imagens e aos elementos destas, embora eu sinceramente não tenha gostado de algumas que achei que poderiam ter representações um pouco mais profundas e elaboradas, o que às vezes desanima o contato com determinada divindade (a escassez de conteúdo da mitologia acaba fazendo o mesmo), mas por isso temos a “Santa Internet”, então não desanime, rs.

Ainda conta com uma poesia por Deusa em cada capítulo, o que de alguma maneira pode servir tanto como uma oferta, um agrado àquela divindade, como também como forma de aprender sobre seu aspecto através do emocional, do sentimento que a poesia geralmente nos desperta.

Para as pessoas que realmente querem estudar as divindades mais a fundo, ou se enredarem pelos caminhos da Deusa e do Sagrado Feminino eu recomendo este livro apenas como literatura-base para ir conhecendo as divindades, pouco a pouco. Uma prática legal que sugiro é a de tirar uma carta por fase da Lua nas celebrações de Esbás, ou numa meditação simples em conexão com a energia lunar caso não pratique nenhum tipo de ritual, e depois usar a semana para estudar e meditar sobre a Deusa que saiu na carta. Indo além, podemos analisá-las também relacionando as fases da lua e os arquétipos das Deusas que saem com o nosso ciclo menstrual (lua pessoal), existem muitas formas de se trabalhar este oráculo magicamente, simples e complexas, cabe a cada pessoa encontrar o que mais faz sentido para si, e sempre ir anotando as experiências para melhor entendimento.

Enquanto simples ferramenta oracular é mais indicado para consultas terapêuticas e de autoconhecimento, nas quais existem poucas ou nenhuma pergunta do consulente, geralmente apenas uma conversa geral sobre alguma situação em que se precise de orientação.


Quer fazer uma consulta com o Oráculo da Deusa? Entre em contato comigo. :)


Teve alguma dúvida? Em breve haverão mais textos explicando mais profundamente muitos dos conceitos aqui expressados, aguarde, comente sua dúvida (pois pode ser a de outros leitores), ou me envie um e-mail: vandanashakti@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário