quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Magia Cerimonial: Introdução

Primeiramente é preciso explicar o que é a magia e qual a sua função. A magia é a manipulação de elementos físicos ou mentais para atingir um objetivo, uma transformação. A magia é o meio, seu objetivo, o fim. A magia está a serviço do homem assim como está a serviço da Divindade, e por isto deve ser sempre utilizada para benefício comum e nunca para fins egoísticos, embora possa ser usada para qualquer fim dentro de nosso livre arbítrio, quando a utilizamos de maneira negativa estamos invertendo a energia divina, a isto chamamos Magia Negra. Uma magia pode ser realizada para um terceiro sem gerar karma para o magista desde que esta pessoa tenha buscado ajuda e não possua conhecimento técnico para realiza-la ele próprio. Para pessoas que não acreditam em magia ou não a aceitam, o ideal é fazer somente orações para ajudar quando for preciso, sempre lembrando de pedir perante a Lei Divina e de acordo com o merecimento de cada um.

A Magia Cerimonial não é uma religião e sim uma forma das mais comuns, senão a essencial, de praticar magia presente em diversas religiões, cultos e seitas. Ela é apenas a forma. Envolve principalmente o ato de Adoração à Divindades, Oferendas e Encenações, suas ações simbólicas produzem efeitos nas mais diversas dimensões. O rito cerimonial é a "maquete" da realidade que desejamos seja criada, apresentamos nosso projeto-intenção simbólicos para o Divino e se Este estiver de acordo materializa no físico em escala real.

Cerimonial nada tem a ver com rigidez, mas com cerimônia, rito, ritual. Confunde-se quem acha que ritual é formalismo, ritual é prática, ação, é fazer do mental uma realidade física que se cria com formas, elementos e movimento (Shakti, o Poder) para reverberar nos mais diversos planos de existência.



Esquema exemplificativo que intuí sobre o funcionamento da Magia Cerimonial.

Então magia cerimonial é o ritual simbólico que produz energia para realizar a sua intenção, os símbolos estão inseridos na história genética da humanidade e em seu inconsciente coletivo, a exemplo, podemos citar as cores: verde - cura; vermelho - paixão, energia; rosa - afeto, auto-estima; azul - tranquilidade; amarelo - prosperidade; laranja - comunicação; violeta - transformação, etc, podendo haver variações conforme as tradições (branco no oriente é morte, no ocidente é o preto).

As cores ainda podem estar relacionadas aos Chakras (ou Yerês em algumas tradições indígenas) que são os centros energéticos que existem em nosso corpo da base da coluna até o topo da cabeça.

Para compreender melhor a simbologia das cores podemos citar a exemplo o Amarelo ser a cor relacionada a Prosperidade. O milho era e ainda é símbolo de fartura e prosperidade no contexto nativo, e posteriormente, entre os camponeses também, é um vegetal abundante e rico para alimentação, por isto foi o sustento-base para muitas civilizações. Também remete ao ouro e as moedas.
Outro exemplo de símbolos seriam os próprios elementos da natureza: fogo - energia; água - emoções; terra - matéria física, ordem; ar - intelecto.

Dito isto, fica esclarecido que em toda magia os elementos precisam ser bem compreendidos, porque a vontade, ou desejo é a força motriz por trás de todo o simbolismo realizado ritualisticamente, então é preciso que o magista entenda o porque da vela ser de determinada cor para aquele contexto em específico, assim como a simbologia das oferendas, etc.

Mais adiante falarei especificamente sobre adoração, oferenda, as encenações e demais formas de se praticar Magia Cerimonial em artigos individuais.



Teve alguma dúvida? Em breve haverão mais textos explicando mais profundamente muitos dos conceitos aqui expressados, aguarde, comente sua dúvida (pois pode ser a de outros leitores), ou me envie um e-mail: vandanashakti@hotmail.com. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário